Olá trabalhador (a), é isso mesmo que você acabou de ler.
A Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho ocorre quando a empresa comete falta grave em relação a seu funcionário, causando-lhe danos que venham se tornar impossível manter o vínculo de emprego.
Nessa situação, costumamos dizer que o funcionário é quem demite o patrão!
Entendendo as Hipóteses da rescisão indireta:
a) Exigir serviços superiores às forças do empregado, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato;
Considera serviços superiores às forças do empregado, o labor tanto de força física quanto intelectual, os exemplos de serviços superiores à capacidade seriam, exigir que o funcionário carregue um peso maior que o empregado conseguiria ou pedir para ele ler um livro de muitas páginas em um curto espaço de tempo.
Assim, também não se pode exigir que o empregado engane um cliente ou emitir notas fiscais frias.
No tocante aos bons costumes, não se deve exigir que o funcionário assedie o seu cliente para conquistar a simpatia do mesmo.
Referente ao ponto alheio ao contrato, trata-se do desvio de função, quando o funcionário é contratado para exercer uma função e é desviado para outra.
b) Tratar o empregado com rigor excessivo;
O empregador pode disciplinar o funcionário, mas não pode extrapolar do uso desse poder, deve ser usado com cautela para não incorrer na prática de assédio moral.
c) Expor o empregado a perigo manifesto de mal considerável;
Todo ato que traga risco à saúde ou integridade física do trabalhador não está previsto em seu contrato de trabalho.
d) Deixar o empregador/empresa de cumprir as obrigações contratuais;
Qualquer descumprimento de obrigações referente ao contrato de trabalho pode acarretar na rescisão indireta, como por exemplo o atraso no pagamento do salário.
Outro grande exemplo de descumprimento do contrato de trabalho, é a falta de recolhimento ou recolhimento irregular do FGTS (O FGTS pode ser verificado por meio do aplicativo FGTS – CAIXA, que está disponível para qualquer tipo de telefone celular).
e) Praticar ato lesivo da honra e boa fama contra o empregado ou pessoas de sua família;
Trata-se de ofensa cometida pelo empregador ao empregado ou a sua família.
f) Praticar ofensa física contra o empregado, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
Trata-se de ofensa física praticada pelo empregador.
g) Reduzir o trabalho do empregado, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.
O empregador não pode reduzir o salário do empregado se ele reduzir a produção para que ele trabalhe menos e consequentemente receba menos, está configurando esse tipo de rescisão.
O que o trabalhador (a) recebe em caso de rescisão indireta?
Através dessa modalidade de rescisão, mesmo que o trabalhador (a) venha a pedir demissão, ele tem direito a receber todas as verbas rescisórias como se fosse demitido sem justa causa, bem como saque total de FGTS, multa de 40% e o seguro desemprego.
Como fazer para exigir a rescisão indireta?
Deverão ser levantadas provas das faltas graves cometidas pela empresa/empregador para que o pedido seja apresentado ao juiz competente, cabendo a ele julgar o seu caso e admitir ou não o pedido de rescisão indireta do contrato de trabalho.
Para isso, é muito importante a contratação de um advogado especialista no assunto, e aqui você está no lugar certo! Nós, da JS Advocacia já ajudamos centenas de trabalhadores. Com muita técnica, determinação, dedicação, conhecimento e afinco, já conseguimos ajudar diversos clientes que confiaram em nós e atualmente contamos com inúmeras decisões favoráveis aos trabalhadores.
E se por acaso você tem dúvidas sobre a sua situação ou de algum familiar, não conviva com a incerteza.
Se você está passando por qualquer uma das situações que abordamos nesse artigo, não desista de buscar saber mais. Se realmente acredita que foi submetido a alguma ilegalidade, não deixe de lutar! Pode ter certeza que terá todo amparo técnico necessário e que não mediremos esforços para sairmos vitoriosos dessa batalha!
Confie em nós!
Ficou com alguma dúvida?
Artigo elaborado por JS Advocacia – Escritório Especializado em Defender os Trabalhadores.
Esse artigo possui caráter meramente informativo.
Contato: (14) 99873-3732
Contrato de Experiência: Estabilidade Gestacional
Maria finalmente conseguiu uma oportunidade de emprego depois de meses de procura. Contratada para um período de experiência de 90 dias, ela se dedicou ao
Como uma Gestante Venceu a Injustiça e Garantiu Seus Direitos Trabalhistas
Marina sempre foi uma funcionária dedicada. Após alguns anos de trabalho na mesma empresa, ela descobriu que estava grávida, o que a encheu de alegria
Indenização por morte de empregado
Frigorífico é condenado a pagar R$ 200 mil à família de empregado morto voltando do trabalho. Indenização por morte de empregado.
Adicional de Insalubridade e Limpeza de Banheiro
O que é o adicional de insalubridade? O adicional de insalubridade é um direito dos trabalhadores expostos a condições de trabalho que possam prejudicar a
O que é a Rescisão Indireta na Justiça do Trabalho?
O que é a rescisão indireta? A rescisão indireta é como se fosse uma “demissão ao contrário”. Em outras palavras, é quando o empregado pede
Trabalhar sem registro na carteira de trabalho: Direitos?
Direitos que você pode exigir mesmo sem o registro na Carteira Mesmo que o patrão não tenha feito o registro na sua Carteira de trabalho,